Dicas para se sair bem em uma entrevista de emprego
As dicas abaixo são da especialista em aquisição de talentos Ariane Marques, que trabalha para a Sky TV, em São Paulo.
- A roupa
Antes de sair de casa para uma entrevista, preste atenção no modo como você está vestido. Mesmo que você esteja concorrendo a uma vaga em empresas despojadas, jovens, o ideal é optar por um traje mais sóbrio. O segredo é não exagerar, nem para o muito descolado nem para o muito formal.
- Chegue à entrevista bem informado sobre a empresa
De acordo com Ariane Marques, esse é um dos pontos mais importantes em uma entrevista. Quando o candidato demonstra ter conhecimento sobre a empresa, sua área de atuação, o mercado que ocupa e os concorrentes, a entrevista tende a ser mais positiva. Para o entrevistador, esse é um primeiro indicativo de que há uma identificação do candidato com a cultura e o perfil da organização.
- Demonstre interesse na vaga
Ninguém quer contratar um profissional apático e desinteressado. Para evitar essa impressão, fale de suas experiências, pergunte, demonstre que você quer saber mais sobre a empresa, sobre o cargo ofertado, tente desenvolver uma conversação normal com o entrevistador. Responder apenas “sim” ou “não” ou dar respostas muito vagas, incompletas, vai lhe render uma desclassificação.
- Conhecimento técnico não é tudo!
Ter conhecimento técnico para sair na frente pela disputada da vaga não é tão importante em alguns casos. Quando a contratação é para nível inicial, é mais relevante que o candidato tenha vontade de aprender e demonstre iniciativa.
- O corpo fala!
Durante a entrevista, observe sua linguagem corporal. O ideal é estar à vontade, mas sem descuidar de alguns aspectos.
- Relação com o entrevistador
É neste ponto que algumas entrevistas vão por água abaixo. Muitas pessoas tentam forçar uma intimidade com o entrevistador e outras, por timidez, acabam se sentindo acuadas.
- Levar ou não levar um currículo?
Por mais que você tenha sido chamado para a entrevista por causa do seu currículo, na dúvida é sempre bom levar algumas cópias extras para deixar com o entrevistador.
Fonte: Guia da Carreira
Natanael Araújo Damasceno