A primeira conexão estabelecida na história foi com a Arpanet, tipo a "avó" da Internet. Isso aconteceu em 1969, entre a Universidade da Califórnia e o Instituto de Pesquisa de Stanford. Depois desse momento, a vida de todo o planeta nunca mais foi igual. Essa se tornou simplesmente a maior ferramenta de comunicação de todos os tempos, levando adiante informações e formatos de conteúdos de todos os tipos.
O primeiro modelo de 'PC' ou 'computador pessoal' foi lançado no início dos anos de 1970 e, detalhe, foi um total e completo fracasso de vendas, inclusive isso é narrado no início do filme 'Jobs', que conta a história do notável Steve Jobs. Em 1976, a Apple produziu o Apple I, mas foi o Apple-II que virou, de fato, o primeiro grande campeão de vendas, a mais potente união de hardware e software durante muitos anos, dando o pontapé no desenvolvimento de sistemas como MacOs, Windows e Linux.
Hoje não conseguimos nos desgrudar dos nossos smartphones. O primeiro aparelho dessa linha foi criado em 1992, por Frank Canova, da IBM, mudando a trajetória da fabricação de celulares. Já o primeiro iPhone foi lançado em 2007, mais uma contribuição do trabalho do gênio Steve Jobs. Com isso, passamos a conhecer as telas touchscreen e os sistemas, como aplicativos, que nos permitem enviar e-mails, acessar calendários e muito mais da "palma da mão".
As diversas ferramentas de Tecnologia da Informação, como Google Meet e Zoom, nos permitem, nos dias atuais, realizar tarefas profissionais, como reuniões com empresas e colegas à distância - algo que se tornou essencial diante da medida de distanciamento adotada durante a nova pandemia de coronavírus. Com isso, somos capazes de manter regimes de estudo e trabalho home office.